O termo Arquitetura Sustentável não é novo, no entanto ainda pode trazer algumas dúvidas.
Por isso hoje, tiramos um tempinho para explicar essa vertente da arquitetura que nós respiramos, vivemos e amamos.
Você deve ter percebido que a palavra sustentabilidade vem ganhando cada vez mais força. Ela se aplica a todas as áreas da nossa sociedade, se aplicarmos seus 3 Rs: Reduzir, Reutilizar, Reciclar.
De acordo com o WWF – Fundo Mundial para a Natureza, para que o desenvolvimento seja considerado de fato “Sustentável”, é preciso que ele supra as necessidades da geração atual, mas que não comprometa os recursos para as gerações futuras.
COMO DEFINIR A SUSTENTABILIDADE?
Levando em consideração a definição da WWF, ao construir, seja uma casa, praça ou um ambiente comercial, é preciso sempre ter em mente que o projeto deve atender muito bem quem vai morar ali agora, mas ser duradouro e ambientalmente correto para atender quem virá depois também.
De uns anos pra cá, popularizou-se muito coisas praticamente descartáveis. Trocamos nossos celulares todos os anos, roupas só duram uma estação, descartamos todos os dias uma infinidade de copos, canudos, embalagens… Parece que vivemos para descartar.
Os projetos residenciais não escaparam ilesos… Abriu-se mão de casas amplas, arejadas e aconchegantes em troca de apartamentos cada vez menores, menos ventilados, com paredes finas e aspecto genérico.
Não temos nada contra os pequenos apartamentos.
Mas sabemos, que mesmo um pequeno apartamento pode ganhar uma nova perspectiva a partir de um bom projeto, tornando-se único, mais saudável e melhor de morar com a visão da arquitetura sustentável.
Mas partindo do zero, da construção de um projeto sustentável, nosso olhar se volta não só para as fundações, paredes e telhados.
O processo de uma construção sustentável começa muito antes.
ARQUITETURA SUSTENTÁVEL NA PRÁTICA
Um projeto pautado na arquitetura sustentável, seja de edificações ou de interiores, vai levar em consideração todo o contexto da obra.
Vai muito além de fazer um jardim bonito, instalar uma cisterna ou painéis solares.
A arquitetura sustentável procura realizar um projeto economicamente viável, socialmente justo e ambientalmente adequado. O que na prática, nos faz olhar desde o terreno, até o uso que essa casa ou loja terá depois de pronta.
É necessário:
- estudar o clima, a insolação e os ventos da região;
- usar a topografia do terreno e de seus arredores;
- considerar a fauna e a flora das proximidades.
Já na fase de procurar soluções, nós, como arquitetos sustentáveis que somos, vamos:
- buscar diminuir os custos da obra, seja com materiais ou otimização das soluções;
- reduzir a manutenção da casa, eliminando a necessidade de ar condicionado ou aquecedor, por exemplo;
- escolher materiais que não prejudiquem o meio ambiente e a sociedade, isso levando em consideração toda a cadeia, desde a fabricação, transporte e instalação;
- optar por materiais e soluções que auxiliem a economia local e colaborem com a comunidade próxima.
Perceba que vai muito além de usar soluções pontuais e desconexas, como uma torneira ou um vaso sanitário que custam 5x o valor de um normal. Todo projeto sustentável tem uma carga de responsabilidade social e ambiental, além de ser único e idealizado para quem fará uso dele, seja como meio de trabalho ou o transformando em um lar.
CONSTRUIR SUSTENTÁVEL É MAIS ECONÔMICO?
Sim!
Porque desde o começo do projeto sustentável, essa é uma das preocupações.
Por aqui, na ROOM Arquitetura Sustentável, sempre citamos o caso do Tijolo Ecológico – nosso queridinho, que pode trazer uma economia de até 40% na construção.
Na teoria, o milheiro do Tijolo Ecológico é mais caro. Mas nós não construímos só com tijolos, não é? Devemos considerar os valores de uma parede acabada. Na prática sua economia se deve principalmente a alguns fatores:
- Reduzir consideravelmente o descarte. O que for comprado é usado na obra e também não é preciso pagar pela retirada de entulho depois.
- Por possuir câmaras internas, não é necessário quebrar paredes para fazer as instalações elétricas e hidráulicas, diminuindo o tempo de obra.
- Seu formato é praticamente “montável”, o que torna a obra mais ágil e reduz a possibilidade de paredes tortas a serem “ajustadas no reboco”.
- Gera economia pro futuro! Seu formato que combina partes maciças com os furos centralizados, além do fato de ser um tijolo cru (não tem queima), faz com que ele tenha mais inércia térmica e isolamento acústico, reduzindo a necessidade de gastos com refrigeração ou aquecimento da casa.
- Reduz ou elimina (quando usado aparente) as camadas de regularização (chapisco, embosso, reboco, etc).
- Por ser uma alvenaria estrutural, não tem a necessidade do uso de uma estrutura independente, o que reduz significativamente a necessidade de aço e concreto na obra, além de eliminar o uso das formas de madeira (que geralmente vão pro lixo depois da obra).
Entre muitos outros.
Lembrando, que o Tijolo Ecológico é apenas uma das possíveis soluções que podem ser incluídas em um projeto pautado na arquitetura sustentável.
Fato é que não existe uma receita de bolo, uma conta simples, para um projeto sustentável. Depende muito do que está disponível na sua região, sejam materiais ou mão de obra.
Cada caso deve ser avaliado e pensado com atenção e carinho, para resultar em um espaço único em que você viverá bons momentos.
Mas é claro que é importante adicionar que existem sim muitas empresas que se aproveitam do termo “Sustentável” para empurrar coisas mais caras e que não farão tanta diferença assim no quão sustentável de fato será a sua edificação. Não é à toa que muitas pessoas pensam que ser sustentável é mais caro. Por isso nós estamos aqui para ajudar a desmistificar essa crença e te guiar nas melhores escolhas para ter um projeto sustentável de fato.
ARQUITETURA SUSTENTÁVEL É PARA MIM?
Sim! Ela é para todos!
E pode ser aplicada em todos os estilos e segmentos.
Nós da ROOM Arquitetura Sustentável te convidamos a pensar um mundo diferente com a gente! Um mundo onde nossa existência não seja nociva, mas sim benéfica para o lugar em que habitamos.
Queremos que cada vez mais pessoas possam viver de forma agradável, mais natural e com mais qualidade de vida.
Quer saber mais sobre o nosso trabalho?
Acesse a aba Quem Somos, aqui no nosso site e acompanhe nosso Instagram @room.arquitetura.